quarta-feira, 26 de março de 2014

Estudo Preliminar - Definição

Você já ouviu falar em Estudo Preliminar de Arquitetura?

Você pode precisar deste estudo antes de comprar um terreno ou mesmo para saber o que pode construir em um terreno que já é seu.
Imagem/projeto: acervo Montanari Arquitetura
Em síntese, é um estudo realizado pelo arquiteto para saber se um terreno comporta o que se quer construir nele, e de que forma. São os primeiros passos do projeto arquitetônico.

Cada estudo é um caso à parte. Quando necessário, chega-se a desenhar a distribuição interna de apartamentos, ou criar um esboço das elevações (fachadas) quando a volumetria (resultante de recuos obrigatórios) não parece favorável a uma boa estética, como foi o caso do estudo da foto. Em outros casos, apenas um levantamento de dados é necessário ao arquiteto para saber se o terreno é uma boa escolha visto às necessidades do cliente.

Com o Estudo Preliminar, forma-se um partido geral do que poderá ser construído e de que forma, em questões de implantação, organização funcional e volumetria esquemática do que será o projeto final. Envolve a análise das condicionantes do terreno e entorno (relevo, insolação, infra-estrutura, etc) e também da legislação arquitetônica e urbanística pertinente a restrições de uso, taxas de ocupação e coeficiente de aproveitamento, gabaritos, alinhamentos, recuos e afastamentos, número de vagas de garagens e exigências técnico-arquitetônicas de órgãos públicos, como normas de segurança dos bombeiros (NSCI), FATMA/FAEMA, leis federais, normas da ABNT, etc.


Se você é corretor, pode precisar deste estudo para vender um terreno cuja consulta na Prefeitura revelou questões que parecem dificultar a construção.

Precisa de um estudo preliminar? Consulte-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário