sexta-feira, 27 de junho de 2014

Casa 10x10

Vista da implantação em conjunto com praça linear pública
Projeto apresentado ao prêmio Bim.Bon 2014 Arquitetura brasileira - Categoria casa 10x10 indústria mineira. Além de sistemas construtivos e materiais diferenciados, projeto prioriza flexibilidade de planta baixa e diferentes formas de implantação.
O maior objetivo para a concepção da casa 10x10 foi a flexibilidade dos espaços para diferentes configurações, para que atendesse diferentes públicos e contextos de implantação utilizando-se basicamente de uma mesma estrutura padrão, a ser replicada diversas vezes em caso de implantação em conjunto. Uma ampliação na casa também deveria ser possível, sem que isto comprometesse a qualidade de iluminação e ventilação naturais.

Estrutura metálica, paredes de concreto multilaminar, brises em ecomadeira, telhas de PVC, forro de OSB; A facilidade construtiva dos materiais utilizados deveria ir ao encontro de uma arquitetura que a representasse: flexível, racional, passível de mudanças e personalizável.

A solução encontrada para obter esta flexibilidade com qualidade espacial foram duas estruturas retangulares de 10x3,65m que se interceptam, sendo uma mais alta com beirais e cobertura inclinada para a área social, e a mais baixa para área íntima e de serviço.
A casa completa, com todos os acabamentos, laje de piso e inclusive louças, metais e bancadas, foi orçada em R$ 81.284,97 (plugin Bim.bon com base de dados da SINAPI e fornecedores)
Como a casa possui permeabilidade para todos os lados e mais de uma opção de frente em todas as suas variações, há muitas formas de implantação da casa individual ou em conjunto, em vários níveis de densidade.

Imagens/ projetos: Montanari Arquitetura/ Ketlin Montanari

Nenhum comentário:

Postar um comentário