quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Retrofit de imóvel comercial



O antigo galpão industrial/comercial possuía um grande potencial. 

Diversas características da construção faziam sua reforma valer a pena. Estas eram principalmente relacionadas ao fato de ter havido um bom projeto arquitetônico original (pé-direito alto, boa modulação estrutural, etc.), e ao bom estado de conservação estrutural e da cobertura.
Projeto e execução
A grande preocupação do cliente com a segurança do imóvel foi o desafio deste projeto, porque fortalecer as aberturas poderia tornar a construção apática em relação à rua. Esta demanda foi refletida em elementos metálicos que funcionam como brises para as grandes aberturas da área de escritório. O pergolado decorativo da esquina é o elemento de transição entre público-privado que suaviza visualmente a intenção do conjunto de cercas.
Galpão antes da reforma
A construção datava dos anos 70, tendo sido originalmente uma fábrica de beneficiamento de café. A área interna foi reformada de modo a priorizar grandes aberturas na área de escritório, que foi localizada na área lateral por ser menos exposta à rua principal e haver menos ruídos externos de veículos. Um anexo que não pertencia ao projeto original foi demolido para melhorar a iluminação natural do escritório e aumentar a área externa de jardim.
Projeto e execução da área externa - brises metálicos que atuam como cercas


Área de escritório: staff e diretoria


A área de refeitório foi especialmente pensada para ter um clima lúdico e descontraído. Foi separada da área de staff através de portas de vidro com plotagem jateada, para separar visualmente mantendo iluminação natural.

Refeitório
Área de projeto: 589 m² (show room, escritório, garagem e depósito)
Projeto arquitetônico: Montanari Arquitetura (Arq. Me. Ketlin Montanari)

Execução: GD Construções - Pomerode
Imagens: Montanari Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário