segunda-feira, 31 de março de 2014

Casas Geminadas Pequenas (trabalhando com áreas mínimas de terreno)

Casas geminadas em Gaspar, SC - Montanari Arquitetura
Cada vez mais comum na nossa região, este tipo de empreendimento requer um projeto bem pensado para garantir a ventilação e iluminação (é fácil de comprometê-las pelo terreno ser muito pequeno ou estreito para cada casa) e a privacidade entre vizinhos.

Uma construtora normalmente deseja construir o máximo número de casas no terreno adquirido, para o valor do terreno não encarecer demais no valor final de cada casa. Por isso, nós, arquitetos, muitas vezes nos deparamos com grandes desafios para manter qualidade de projeto, por termos em vista não só um projeto espacialmente bem resolvido, como também o baixo (ou baixíssimo) custo da construção.

Dependendo da cidade, pode haver exigências do Código de Edificações da Prefeitura a respeito da largura mínima de uma residência, geminada ou não. Em Blumenau, por exemplo, não há este tipo de restrição, mas é exigida área mínima de 100m² de terreno para cada unidade, ou 50m² dependendo do zoneamento (Art. 15 da Lei Complementar n° 751/2010 - alterado pela Lei Complementar n°1088/2016)

Este artigo trata das larguras mínimas tendo em vista a qualidade arquitetônica dos espaços, tanto de aproveitamento interno e externo à casa, quanto de questões como a ventilação do ar e iluminação.

Casas geminadas térreas

O projeto a seguir é um exemplo de área mínima e, principalmente, largura mínima, para casas geminadas térreas de 2 dormitórios:
Em relação à planta baixa, a exigência do construtor era de termos área de serviço nos fundos do terreno, o que limitou bastante a distribuição dos ambientes sendo a largura de 5,56 m de cada casa.
Para que a área de serviço não cortasse nossa comunicação da área social com os fundos do terreno, foi criada uma porta "camarão" para escondê-la quando conveniente. Sendo assim, cria-se uma porta de vidro de 180cm com uma varanda coberta, que se torna um ambiente social a mais e uma espaçosa área de serviço, sem falar na área social muito mais iluminada.

Já no projeto seguinte, temos 2 dormitórios sendo 1 suíte e um espaço de terreno mais confortável para cada casa, o que permitiu criar uma casa mais interessante:


Estas casas também são térreas e têm a vantagem de um corredor lateral de área aberta no terreno, o que melhora a ventilação. Tiveram também mais possibilidades de aberturas (janelas) na área social da casa.

Casas geminadas 2 pavimentos (sobrados)


O projeto a seguir é um exemplo de largura mínima (6 m), desta vez para um sobrado de 2 quartos com corredor livre lateral de 1,50m (exigência legal mínima de recuos de aberturas):
O corredor lateral livre possibilita melhor ventilação, como já foi mencionado antes. Num espaço livre do corredor do pavimento superior é possível criar um pequeno home office, que terá ótima iluminação.

Desafios como estes, onde é preciso conjurar boas soluções para situações mais difíceis, fazem os arquitetos exercitarem a capacidade de enxergar muito mais possibilidades em pequena escala. Esta capacidade irá refletir também em projetos futuros que tenham menos restrições de custos ou espaço.

Imagens/ projetos: acervo Montanari Arquitetura/ Ketlin Montanari

Nenhum comentário:

Postar um comentário