segunda-feira, 31 de março de 2014

Condomínio Residencial em Gaspar, SC

Recorte da implantação - 2 tipologias diferentes de planta baixa 
Projeto de 2010, este condomínio de casas financiáveis pelo Minha Casa, Minha Vida foi concebido tendo como objetivo (além de manter-se no preço acessível) garantir diferenças entre as casas, o que é algo que cada morador sempre quer; Alguma coisa, mesmo que mínima, precisa diferenciar a sua casa entre as vizinhas. 

Isso já começou na diferença das casas de cada lado, feita também para garantir a melhor insolação interna e externa. Quando as casas são simplesmente rebatidas igualmente, dependendo da posição do terreno em relação ao norte, a insolação pode ser melhor de um lado e pior de outro, por isso a necessidade neste caso de plantas baixas diferentes para não haver um lado privilegiado em relação ao outro.

De um lado, a área de lazer/descanso fica na frente e é flexível: Cada morador tem a liberdade de montá-la como quiser, celebrando a diferença como aspecto de harmonia estética que também reflete o estilo de cada um.
E para ter mais privacidade entre vizinhos de frente, a área de lazer/descanso das casas do outro lado é nos fundos, numa planta baixa que deixa menos área de frente, apenas para jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário