quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Casa Vila Nova


O projeto abaixo é de uma residência no bairro Vila Nova, Blumenau SC.
Com 237m² de área total construída em terreno de 420m², a configuração volumétrica da casa é o seu maior diferencial.
O terreno possuía profundidade suficiente para implantar a casa de forma mais linear em direção aos fundos, o que fez sua volumetria se espalhar, criando volumes quebrados, espaços livres e um pátio frontal cuja profundidade afasta a entrada principal da rua, tornando-a menos exposta a olhares de curiosos. A caixa d'água, geralmente posicionada nos fundos para ter seu volume disfarçado, ganhou destaque na frente, em equilíbrio com as demais formas da casa.
Área de lazer e piscina - casa Vila Nova
Seguindo a fluidez da distribuição dos volumes, foram criados elementos vazados para dar a sensação de que a casa é constituída de paineis, o que tornam a casa menos monolítica e mais permeável, receptiva.
Elemento vazado é algo que aparece também em pequena escala, no painel frontal que protege a garagem. Uma parede de efeito cobogó criada com tijolos dispostos de forma exclusiva dispensam o uso do cobogó propriamente dito. Outra peculiaridade de tijolos acontece no revestimento da parede da caixa d'água: Alguns tijolos de maior espessura criam um detalhe, o que é levemente inspirado na Hollyhock House de Frank Lloyd Wright, onde ele explorava a inclusão de um conceito de adorno no modernismo.
Área social e de lazer integradas. Abertura ampla para os fundos com orientação sul.
A área social tem conceito aberto, conectando totalmente estar, jantar, cozinha e área de lazer.

Há poucas aberturas para a fachada oeste (apenas de banheiros) para evitar o sol da tarde. A única abertura oeste da área social é esta na parede da escada. Como é uma abertura baixa, o sol ficará apenas no jardim que se desenvolve embaixo da escada e continua na área externa. As demais aberturas na área social garantem boa iluminação natural durante o dia, com pouca insolação direta.


FICHA TÉCNICA
Área de projeto: 237m²
Dormitórios: 3 (1 suíte master)
Projeto arquitetônico: Ketlin Montanari (Montanari Arquitetura)
Projetos complementares: Joanin Menegon
Imagens: Ketlin Montanari


Nenhum comentário:

Postar um comentário