terça-feira, 21 de abril de 2020

A Arquitetura pós pandemia

Diante da situação atual, muitos aspectos do mundo como o conhecemos precisam ser reinventados ou aprimorados para se adaptarem à nova realidade. Isso é global: veremos mudanças pequenas e grandes em detalhes do dia a dia e logística de diversos processos... Nada mais será como antes e as edificações em que vivemos, trabalhamos, estudamos, confraternizamos (enfim, frequentamos) têm um grande papel nisso tudo. Isso influencia na Arquitetura? Com certeza! Mas o que, exatamente, veremos mudar na Arquitetura?

Tudo sobre Arquitetura que se relaciona com a saúde do usuário: ventilação, iluminação, a forma com a qual ela afeta nossa relação com o meio ambiente... São assuntos muito amplos que afetam de forma sistêmica todo o projeto e, claro, as construções resultantes.

Sendo mais específica, para começar, as normativas: provavelmente veremos atualizações no desempenho mínimo das NBRs relacionadas à salubridade de edificações, ou a inserção de novos parâmetros, principalmente em ambientes comerciais, corporativos, escolares, hospitalares e de grande concentração de pessoas no geral.

Assim como normas de prevenção de incêndio foram sendo aprimoradas com o passar do tempo (tendo acidentes e tragédias como estudos de caso que embasaram essas mudanças), o coronavírus é um fator comparável com os incêndios nesse contexto e terá impacto considerável nas novas edificações. É um fator quase sem precedentes, porque já existem normativas relacionadas à salubridade de ambientes internos (voltadas à questão de renovação de ar, que tem relação com doenças), mas agora haverá um destaque na questão de evitar disseminação de vírus.
Também haverá um maior interesse de diversos órgãos públicos e privados em tornar obrigatórias tais normativas. Além disso, mesmo sem ser (ainda) obrigatórias, arquitetos e engenheiros estarão mais atentos a essas questões (ou deveriam) ao projetar novas edificações e seus sistemas.

Aproveito para chamar a atenção para esta matéria que escrevi há alguns meses sobre a ventilação , um dos fatores-chave das mudanças iminentes. Espero que a consciência da importância da ventilação e demais aspectos de conforto ambiental não fique restrita a uns poucos profissionais que estudaram isso mais a fundo. Isso é o que ainda chamam de "arquitetura sustentável", um termo que eu acho que deve ser considerado redundante em alguns anos, porque toda arquitetura precisa ser "sustentável".


Nenhum comentário:

Postar um comentário