Ventilação natural cruzada, aproveitamento de luz natural, entre outros recursos de conforto ambiental foram utilizados nesse projeto de clínica ambulatorial, que é uma intervenção de 415 m² no prédio existente da Unimed Brusque. O projeto foi uma parceria entre a Montanari Arquitetura (arq. Ketlin Montanari) e a Funcional Arquitetura (arq. Anamélia Zibell Bublitz).
Área externa
Como a nova área necessitava de um novo acesso, foi criado um novo padrão para os acessos, para sinalizar da melhor forma possível que há dois acessos distintos:
As pinturas em tons de verde nas paredes brancas auxiliaram nisso. Além de facilitar a comunicação, procuramos fazer com que parecesse algo que tivesse sido planejado desde o projeto original, em plena harmonia com as formas existentes.
Soluções de conforto ambiental - cobertura externa

Recepção
Logo que se entra, há um café/bistrô, e por isso temos a área externa com um banco e mesas também. É mais uma forma de tornar a recepção acolhedora e com menos "cara de hospital", deixando de ser apenas mesas de atendimento com poltronas de espera.
Também houve preocupação com a eficiência energética, ao realizar o projeto luminotécnico, por exemplo; a iluminação possui intensidade e temperaturas de cor adequadas à utilização de cada ambiente (maior intensidade e temperatura de cor neutra nos consultórios, menor intensidade e temperatura de cor quente em ambientes de recepção e esperas). Já o projeto de ar condicionado é eficiente principalmente pelo posicionamento das condensadoras de ar condicionado split, em local alto com a mínima propensão de interferência no conforto térmico e acústico de ambientes internos de pavimentos superiores ou internos/externos do térreo.
Na recepção interna e circulações, conseguimos aplicar a possibilidade de ventilação natural cruzada, o que é algo raro em recepções e clínicas e importantíssimo para ter ambientes mais saudáveis, com maiores taxas de troca de ar sem a necessidade de ventilação forçada. A solução é dependente dos usuários (abertura das esquadrias), porém, para essa localização em que há necessidade de maior controle de abertura no período mais frio do ano, essa é a melhor solução para se obter ventilação natural sem recorrer à automação.
Projeto arquitetônico, hidrossanitário, preventivo de incêndio e elétrica: Montanari Arquitetura (Arq. Me. Ketlin Montanari) e Funcional Arquitetura (Arq. Anamélia Zibell Bublitz)
Projeto elétrico: Voltion Engenharia
Execução: Dimensional Engenharia e Sekai Assessoria
Renders e fotos: Montanari Arquitetura e Funcional Arquitetura
Nenhum comentário:
Postar um comentário