quarta-feira, 8 de junho de 2022

Unimed Brusque

Projeto externo e fotos internas da obra executada. Projeto: Montanari Arquitetura/Funcional Arquitetura

Ventilação natural cruzada, aproveitamento de luz natural, entre outros recursos de conforto ambiental foram utilizados nesse projeto de clínica ambulatorial, que é uma intervenção de 415 m² no prédio existente da Unimed Brusque. O projeto foi uma parceria entre a Montanari Arquitetura (arq. Ketlin Montanari) e a Funcional Arquitetura (arq. Anamélia Zibell Bublitz).


Área externa

Como a nova área necessitava de um novo acesso, foi criado um novo padrão para os acessos, para sinalizar da melhor forma possível que há dois acessos distintos:

Antes e depois das intervenções. As pinturas em tons de verde nas paredes brancas foram criadas para comunicar melhor o fato de haver dois acessos distintos. Uma dessas paredes, a dos fundos, subiu um pouco em altura para ocultar as condensadoras de ar condicionado split, que posicionamos ali nessa laje. Projeto: Montanari Arquitetura/Funcional Arquitetura


As pinturas em tons de verde nas paredes brancas auxiliaram nisso. Além de facilitar a comunicação, procuramos fazer com que parecesse algo que tivesse sido planejado desde o projeto original, em plena harmonia com as formas existentes.


Soluções de conforto ambiental - cobertura externa

A cobertura externa criada deveria ser grande o suficiente para proteger da chuva, mas sem comprometer a iluminação natural da recepção interna. Por isso, foi criada uma parte opaca junto à abertura (protege da insolação direta) e uma parte translúcida mais afastada. Como era fachada norte, foi a melhor solução, pois durante o verão temos mais sombra e no inverno temos o sol atingindo a área das mesas.

Cobertura externa com formato adequado à orientação solar do local, de modo a obter mais sombra no verão e mais sol no inverno. Projeto: Montanari Arquitetura/Funcional Arquitetura


Recepção

Recepção, bistrô/café e um dos consultórios. Projeto: Montanari Arquitetura/Funcional Arquitetura


Logo que se entra, há um café/bistrô, e por isso temos a área externa com um banco e mesas também. É mais uma forma de tornar a recepção acolhedora e com menos "cara de hospital", deixando de ser apenas mesas de atendimento com poltronas de espera.

Também houve preocupação com a eficiência energética, ao realizar o projeto luminotécnico, por exemplo; a iluminação possui intensidade e temperaturas de cor adequadas à utilização de cada ambiente (maior intensidade e temperatura de cor neutra nos consultórios, menor intensidade e temperatura de cor quente em ambientes de recepção e esperas). Já o projeto de ar condicionado é eficiente principalmente pelo posicionamento das condensadoras de ar condicionado split, em local alto com a mínima propensão de interferência no conforto térmico e acústico de ambientes internos de pavimentos superiores ou internos/externos do térreo.

Na recepção interna e circulações, conseguimos aplicar a possibilidade de ventilação natural cruzada, o que é algo raro em recepções e clínicas e importantíssimo para ter ambientes mais saudáveis, com maiores taxas de troca de ar sem a necessidade de ventilação forçada. A solução é dependente dos usuários (abertura das esquadrias), porém, para essa localização em que há necessidade de maior controle de abertura no período mais frio do ano, essa é a melhor solução para se obter ventilação natural sem recorrer à automação.

Planta baixa de fluxos principais de ventilação natural cruzada, com 4 pontos principais de entrada/saída de ar (em vermelho): dois deles nas duas extremidades da área da recepção/espera, e os outros dois complementares nos corredores. Projeto: Montanari Arquitetura/Funcional Arquitetura


Área de projeto: 415 m² (recepção/espera, consultórios, salas de exames, salas de coleta/vacinação e sanitários)
Projeto arquitetônico, hidrossanitário, preventivo de incêndio e elétrica: Montanari Arquitetura (Arq. Me. Ketlin Montanari) e Funcional Arquitetura (Arq. Anamélia Zibell Bublitz)
Projeto elétrico: Voltion Engenharia
Execução: Dimensional Engenharia e Sekai Assessoria
Renders e fotos: Montanari Arquitetura e Funcional Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário