segunda-feira, 15 de abril de 2019

Como a arquitetura influencia na sua saúde? Parte I


Sim! Um projeto de arquitetura influencia diretamente na saúde dos moradores de uma casa, dos usuários de um escritório, dos pacientes de uma clínica, etc. Entenda como!

Mesmo de forma bem resumida, há muito o que se falar sobre isso. Portanto, esta é a primeira de 3 postagens sobre o assunto, começando com ILUMINAÇÃO NATURAL e POLUIÇÃO LUMINOSA.

A segunda postagem será sobre VENTILAÇÃO NATURAL e as consequências da sua falta (COVs e mofo), comentando também sobre quais consequências os COVs e mofo trazem à saúde;

A terceira será sobre MEIO AMBIENTE e as formas com as quais a arquitetura afeta nossa relação com este (impacto ambiental da construção, interações com o ambiente construído e a conexão com a paisagem natural).


Iluminação natural 

Imagem: João Jesus (Pexels)
A luz natural está relacionada ao "controle de inúmeros processos bioquímicos do corpo" - essenciais para a saúde humana - e também tem influência nos ciclos circadianos das pessoas (entenda o que é isso). O aumento da exposição à luz natural no ambiente de trabalho, por exemplo, pode proporcionar efeitos benéficos à saúde a longo prazo (fonte: Iluminação natural em edifícios de escritórios - artigo científico).

Por isso, é importante aprimorar, sempre que possível, a iluminação natural de casas, apartamentos, escritórios, clínicas, etc. Além disso, há a questão da economia de energia com iluminação artificial durante o dia.

Lembrando que luz natural não é o mesmo que insolação direta. Esta última pode prejudicar o conforto térmico da edificação, especialmente em aberturas que recebam o sol da tarde.

Na NBR 15575, a exigência mínima de iluminação natural é de 60 lux no meio do ambiente (residencial), nas áreas de permanência. Este valor é muito baixo, o mínimo para considerar que o ambiente não seja insalubre: atender a este mínimo, portanto, não significa que o projeto arquitetônico da edificação em questão possa ser considerado "bom" no aspecto da iluminação.

No projeto a seguir, grandes aberturas para os fundos da casa foram possíveis, graças à orientação solar da respectiva fachada, que quase não tem insolação direta (sul). Assim, tem-se iluminação natural sem que a casa se superaqueça com raios solares diretos nas grandes aberturas.
Esta e outras aberturas na área social da casa permitiram iluminação e ventilação naturais, bem acima do mínimo necessário para salubridade, garantindo qualidade de vida aos moradores. Projeto: Montanari Arquitetura

Vale lembrar que, em imóveis residenciais, a entrada de raios solares diretamente no ambiente interno é desejável, desde que controlada e que não comprometa o conforto térmico interno (ex.: sol da manhã nos quartos). Em escritórios, especificamente nos ambientes com mesas de trabalho, o controle deve ser mais rígido por conta do uso da edificação, para não causar ofuscamento ou desconforto térmico.

O exemplo a seguir é de uma edificação de escritórios cujas aberturas recebiam todo o sol da tarde. Notem como foi barrada a insolação direta, mas a luz natural continua iluminando o ambiente. Além disso, há menos contraste, o que é o ideal para um ambiente de trabalho.


Poluição luminosa noturna

Esta também tem influência nos ciclos circadianos de animais e também de humanos, e poucos sabem disso, mesmo entre arquitetos. A alta exposição à luz durante a noite aumenta o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares em humanos, além de alterar o comportamento e ciclos de reprodução de diversas espécies de animais e insetos, afetando a biodiversidade (fonte/ entenda melhor neste link: https://ehp.niehs.nih.gov/doi/full/10.1289/ehp.117-a20).

O LEED, que é uma certificação de sustentabilidade para edificações da GBC, possui uma pontuação exclusiva para o projeto de iluminação externa da edificação e, basicamente, a regra é conforme esta imagem:
Imagem: poluicaoluminosa.blogspot.com

Para quem quiser saber mais, este link é bem esclarecedor sobre o assunto: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1711-poluicao-luminosa-afeta-ciclos-naturais-dos-animais-dizem-pesquisadores.html

E este vídeo do Ciência Todo Dia, bem simples de entender: https://www.youtube.com/watch?v=V-GKt5NoSR8

Você quer um projeto com esse tipo de cuidado? Clique aqui e entre em contato!

Não perca as próximas postagens sobre a forma como a arquitetura influencia na sua saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário