terça-feira, 19 de março de 2019

Engenheiro ou arquiteto? (primeiros passos para construir)


"Se você comprar um terreno e quiser construir uma casa, quem você contrata pra fazer o projeto: um engenheiro ou um arquiteto?"

Foi o que perguntei a uma amiga, porque tive a impressão de que ela não sabia o que eu fazia como arquiteta. A resposta dela confirmou minha suspeita:

"Acho que um engenheiro... É melhor, né?"

"NÃÃÃÃO!!!"

Eu não consegui conter aquele "não" exclamado, que dei acompanhado de um sorriso amarelo. 

A resposta dela é a noção que muitas pessoas têm. 

É normal que a gente não entenda de assuntos de outras áreas do conhecimento que não aquela na qual trabalhamos, e isso, dependendo da área, pode prejudicar nossas decisões.

Para construir uma casa, um condomínio de casas, um pequeno prédio, um grande prédio, qualquer construção, É UM ARQUITETO QUE VOCÊ DEVE PROCURAR PRIMEIRO.

O trabalho do engenheiro civil é fazer os projetos complementares, que são: projeto estrutural, elétrico, hidráulico e preventivo de incêndio. Dependendo da complexidade da construção ou do quanto o projeto é diferente do comum, o engenheiro pode ser consultado pelo arquiteto na fase inicial do projeto arquitetônico (ou no meio, ou no fim) para já alinhar/compatibilizar a arquitetura com os projetos complementares.

Este vídeo dos parceiros da Projeto Estrutural Online explica bem essa questão.



Além disso, o arquiteto deve ser o "maestro" de todo o processo da obra, como está explicado neste outro vídeo.

Inclusive, certa vez um construtor me perguntou: "Qual o limite de andares de projeto de construção que um arquiteto pode assinar?"

Confesso que a pergunta até me pegou de surpresa, porque eu nunca tinha ouvido falar em um limite. Isso é porque esse limite simplesmente não existe! 
Esta é mais uma dúvida que surge dessa noção equivocada sobre as atribuições de um arquiteto. 
O arquiteto pode ter responsabilidade técnica sobre projeto e execução de arquitetura de qualquer tipo de construção.

Portanto, para finalizar e deixar bem claro, leia esta resolução do CAU/BR que dispõe sobre as atribuições privativas do arquiteto e urbanista.

PROJETO ARQUITETÔNICO É COM ARQUITETO!

Tem dúvidas? Consulte-nos!


3 comentários:

  1. No caso, o arquiteto faz o desenho de uma casa, por exemplo, e o engenheiro é quem diz quais materiais que vão ser usados na construção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... O arquiteto faz o projeto da casa e nisso está incluído definição de materiais e até mesmo o tipo de estrutura: se será de concreto armado, madeira, light steel framing, etc. e onde estão os pilares e vigas. O que o engenheiro faz é calcular quanto ferro vai na estrutura, por exemplo, e às vezes vai conversar com o arquiteto sobre a necessidade de aumentar espessura de viga/pilar ou posição exata destes, em relação ao que o arquiteto inicialmente pensou.
      Um outro exemplo, de projeto hidráulico: o arquiteto define onde serão os pontos de água, idealmente pensando em economia de recursos hidráulicos (se os pontos estiverem próximos da caixa d'água, serão utilizados menos canos). Para o arquiteto definir os pontos, precisa entender muito bem como funciona uma instalação hidráulica. Mas quem normalmente detalha a exata disposição dos canos e como ficam suas ligações é o engenheiro, mas sempre seguindo o projeto arquitetônico.
      Por essas e outras que é tão importante a conversa entre arquiteto e engenheiro, para que tenhamos o que chamamos de "compatibilização de projetos", que é algo essencial para uma execução bem sucedida e sem dor de cabeça.
      Espero ter ajudado!

      Excluir