segunda-feira, 26 de março de 2018

Casa grande, terreno pequeno


O terreno possuía apenas 300m² e devia abrigar 3 unidades residenciais, 5 vagas de garagem, uma grande sacada com churrasqueira e spa em uma das unidades, sacada com churrasqueira na outra unidade e ainda precisava sobrar uma área comum de jardim para as famílias. Aliás, o "verde" era um elemento importante para deixar agradável e com "cara de casa" o que provavelmente se tornaria uma massa construída e excessivamente densa numa rua aonde casas térreas e pequenas predominavam.

Os índices construtivos e recuos do terreno foram explorados ao máximo, tendo observado também a área permeável mínima exigida pela Prefeitura, o que tornou um verdadeiro desafio fazer com que cada unidade possuísse boa iluminação e ventilação naturais, cuja insolação adequada a cada tipo de ambiente também fosse observada (sol da manhã nos quartos, etc.).

Devido ao sol da tarde predominar na área frontal da casa, grandes venezianas móveis de correr foram projetadas para cobrir a área de lazer, conforme a necessidade.

Varanda da unidade de 2 quartos, com as venezianas recolhidas na lateral

A residência localizada no bairro da Velha em Blumenau SC possui 3 unidades de uma mesma família. O andar de baixo possui 2 unidades, sendo uma de 2 quartos com suíte (98,15 m²) e a outra unidade de um quarto (suíte) com lavabo (60,17 m²). O andar de cima abriga a maior unidade de 160,10 m², de 3 quartos sendo 1 suíte master, um pequeno escritório e ampla área social. Há ainda um subsolo semi-enterrado que abriga as 5 vagas de garagem e um depósito.

A unidade superior possui pé direito mais alto na área social e sacada.

O uso de cores escuras foi feito com cuidado, já que insolação direta em uma parede escura pode superaquecer seu ambiente interno e a frente da casa possui grande insolação no período da tarde.

O resultado, segundo o próprio cliente, é de uma casa que não aparenta ter a densidade construtiva que tem. Segundo a arquiteta, a casa também não agride volumetricamente a rua de pequenas casas por conta de sua área frontal bem trabalhada, que se integra visualmente na rua que não possui muros ou portões opacos, seguindo a permeabilidade e transparência frontal que já é a tipologia da rua hoje.
Vista das duas laterais da casa
Pode-se destacar como estratégias deste projeto para disfarçar a densidade construtiva: 

- A linearidade horizontal da volumetria frontal da casa (reduz visualmente a altura);

- O uso das cores;

- O uso de marquises e elementos que avançam à frente, fazendo o volume atrás ou embaixo parecer menor e tornando toda a edificação mais leve;

- A concentração de áreas de lazer abertas na frente da casa;

- A transparência do muro frontal (que não compromete a privacidade da unidade de baixo por esta estar acima do nível da rua e possuir outros elementos para isso).

Porém, outros casos de projeto podem ter diferentes estratégias, dependendo da configuração do terreno, da volumetria do entorno e das necessidades do cliente.

Área de projeto: 584 m²
Dormitórios: 3 (1 suíte master), 2 (1 suíte) e 1 (1 suíte)
Projeto arquitetônico: Montanari Arquitetura (Arq. Me. Ketlin Montanari)
Imagens: Montanari Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário