sexta-feira, 26 de outubro de 2018

É possível ter uma casa geminada com privacidade?

Cuidado ao comprar uma casa geminada!

A privacidade é um dos principais motivos para as pessoas não desejarem comprar casas geminadas. Dividir paredes pode fazer você participar da vida do seu vizinho de forma muito indesejada.

Veja agora como esta questão pode ser resolvida apenas com um bom projeto de arquitetura, sem precisar gastar com isolamento acústico ou paredes duplas. Não é mágica! É apenas bem pensado...

Como ter privacidade em uma casa geminada?


Paredes da suíte: 3 formas de resolver

1. Evitar geminar paredes da suíte
Áreas circuladas em vermelho são os espaços abertos criados para evitar geminar paredes da suíte. (projeto: Montanari Arquitetura - 2011)

A melhor solução, apesar de nem sempre ser possível porque depende de uma largura mínima de cada casa geminada (neste caso, temos 6 metros para cada casa). Neste projeto da Montanari Arquitetura, foi possível criar este espaço para que as suítes das duas casas não dividissem nenhuma parede. De quebra, este espaço aberto resultante foi utilizado como área técnica para ar condicionado split. Serviu também para criar mais uma fonte de iluminação natural para o espaço da escada (tijolos de vidro). 

Esta solução é mais difícil de aplicar quanto menor a largura do terreno de cada casa.


2. Geminar apenas a parede do armário

Para quando a solução anterior não for possível: esta solução é eficiente quando o projeto do quarto é de tal forma que "obriga" o usuário a deixar o armário em uma parede específica para obter o melhor aproveitamento do espaço. No projeto a seguir isto ocorre.
Para ter a maior área de armário, a cabeceira da cama fica melhor posicionada conforme este layout ou na parede da janela. Este é o layout que permite também a circulação mais direta e desobstruída até o banheiro da suíte.
(projeto: Montanari Arquitetura - 2012)

Pode-se também trabalhar com a posição das tomadas do quarto, que será mais um estímulo para que o layout do usuário se mantenha conforme o que foi originalmente pensado.

Assim, não se tem apenas uma parede entre você e seu vizinho: tem a parede e o armário, cuja composição e configuração aumentam a absorção acústica (chapas de MDF compondo uma câmara de ar fechada, com materiais de baixa densidade - roupas - auxiliando na absorção).


3. Não geminar a parede da cabeceira

Se nenhuma das soluções acima for possível, o mínimo que recomendamos é que a parede da cabeceira não seja geminada, por ser a parede que mais propaga ruído por impacto (cama e criado mudo normalmente ficam encostados nela, e ruídos de objetos colocados sobre estes são propagados pela parede, ou mesmo o impacto destes na própria parede).

Se, de qualquer forma, a parede de cabeceira de algum dos quartos precisar geminar com a da outra casa, que pelo menos seja a do quarto menor ou de um quarto cujo layout possa ser diferente.


Demais paredes

No exemplo a seguir, os clientes desejavam construir quitinetes em uma porção lateral do terreno de sua casa. Tanto a casa quanto a edificação das quitinetes tiveram sua distribuição pensada de tal forma que não prejudicasse a privacidade da casa ou das quitinetes. Mesmo a área de lazer nos fundos da casa está preservada do campo de visão desta edificação.
Não há problema de privacidade em dividir paredes entre as áreas de serviço, banheiros, depósitos e garagens (projeto: Montanari Arquitetura - 2010-2011)

Veja como apenas as áreas de serviço, depósito e garagem da casa estão dividindo paredes com a edificação das quitinetes, onde também há o cuidado de dividir paredes apenas com sua área comum. As quitinetes em si não estão em contato de paredes com a casa.


Em último caso...

Especialmente em casas geminadas de alto padrão, às vezes é utilizada a solução de parede dupla com lã de vidro ou de rocha entre elas. Dependendo do caso e do tipo de parede, apenas o vazio entre as paredes pode ser suficiente, sem isolamento adicional.

É uma solução que encarece a obra, mas é eficaz. Pode valer a pena em alguns casos por conta do aproveitamento do terreno ou da própria distribuição da planta baixa.

Além da parede dupla, paredes mais espessas entre unidades também atenuam barulhos como vozes e som alto. O material da parede deve ser preferencialmente de baixa densidade.


Contrate sempre um bom profissional

A privacidade em uma casa geminada é apenas um aspecto entre tantos outros que compõem um bom projeto.

Para ter uma casa geminada com esta qualidade e muitas mais, contrate um(a) bom(a) arquiteto(a) para resolver seu projeto! Clique AQUI para orçar seu projeto conosco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário