quarta-feira, 14 de abril de 2021

Duas casas em uma

Duas casas em uma. Projeto: Arq. Me. Ketlin Montanari - Montanari Arquitetura

Simples, sem excessos, refletindo a personalidade dos clientes: esse projeto residencial em Blumenau atende a um casal com três filhos no andar de cima e os sogros no andar de baixo. 

Além disso, possui um ateliê de acesso comum, para uma pequena atividade comercial da família. Essa atividade ocorria de forma improvisada na garagem da casa que havia anteriormente no terreno, uma casa de alvenaria que foi demolida quase em sua totalidade, para poder atender às novas necessidades espaciais da família. 

Vista do portão de pedestres ao acesso principal, com circulação à unidade inferior, superior e ao ateliê. Projeto: Arq. Me. Ketlin Montanari - Montanari Arquitetura

Apesar de o terreno ser pequeno e o programa de necessidades ser extenso, com grande densidade construída, foi possível aplicar o conceito de biofilia em sua arquitetura. O conjunto de soluções biofílicas torna a paisagem natural presente de diversas formas e proporções, como a palmeira posicionada de forma emblemática no miolo do acesso principal, o horizonte explorado nas aberturas superiores e um jardim de inverno que compensa o fato de haver pouco terreno de fundos.

Estudo volumétrico interno do pavimento inferior, com terreno de fundos e jardim de inverno. Projeto: Arq. Me. Ketlin Montanari - Montanari Arquitetura

Apesar de haver 6 dormitórios, um terreno de área limitada e reaproveitamento de algumas estruturas da casa a demolir, foi possível posicionar 5 dormitórios com sol da manhã, o que é uma característica desejável para torná-los mais saudáveis e com temperatura agradável. 

Além disso, a varanda também recebe sol apenas durante a manhã, o que garante o conforto na hora do churrasco de domingo que se estende durante a tarde, por exemplo. Demais aberturas voltadas aos fundos do terreno, com insolação oeste, foram cuidadosamente planejadas para que houvesse proteção do calor excessivo que resulta da insolação direta.

Varanda da unidade superior, que recebe sol da manhã e fica à sombra a partir das 10h, garantindo o conforto à sombra durante o churrasco ou chá da tarde. Projeto: Arq. Me. Ketlin Montanari - Montanari Arquitetura


Se você também deseja construir uma casa com atenção especial ao conforto térmico, economia de energia e tantas outras soluções que focam na sua qualidade de vida, entre em contato conosco hoje mesmo!

Área de projeto: 256 m²
Dormitórios: 4 (1 suíte master) e 2 (1 suíte) 
Projeto arquitetônico: Montanari Arquitetura (Arq. Me. Ketlin Montanari)
Imagens: Montanari Arquitetura
Local: Blumenau SC



Um comentário: